quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Chegou o Android 4.0! Confira as novidades!


Finalmente chega o Android 4.0, o Ice Cream Sandwich, ou ICS! E ele vem com muitas novidades! O evento de lançamento aconteceu na madrugada de ontem para hoje, às 0:01 da madrugada do dia 19, horário de Brasília. Entre as principais novidades estão: o Reconhecimento facial, a nova interface, a transição do multi-tarefas e o Android Beam.
Confira o post para todas as novidades!


A nova fonte - Roboto

A Google anunciou uma nova fonte para o Android, o Roboto, desenvolvido especialmente para o ICS, com as letras bem mais detalhadas (um certo que defeito no Android), ainda mais para a nova resolução do Galaxy Nexus (1280x720)...

Homescreens, Widgets e o Launcher


A interface foi toda mudada, começando pelos itens acima. Como já tinha sido vazado, teria um atalho para o aplicativo da câmera (falamos abaixo dele) e uma lista diferenciada para apps e widgets, o que deixa mais fácil colocar os widgets na tela, que podemos também expandir e ajustar (já havia em alguns Launchers alternativos). O sistema de multitarefas também foi redesenhado, onde você acessa os aplicativos que estão sendo rodados, deslizando ele pro lado para fechar. O sistema de notificações também foi redesenhado, agora poderá ser usado mesmo na Lockscreen, somente deslizando ele pra baixo (útil também para usar os atalhos na barra), outra adição é a possibilidade de fechar uma notificação sem limpar todas (quem tem CM7 já  tinha :-p ). Dá pra se tirar screenshots nativamente (os Samsungs já vinham de fábrica) com os botões volume - e power.

Reconhecimento Facial

 10-18-2011 7-35-12 PM

A função de reconhecimento facial também vem incluída no ICS. É uma forma de desbloquear a tela mais fácil, sem riscos de perder o PIN ou o padrão de senha do Android, a não ser que você faça uma plástica ;-). 

Texto e previsão de palavras


O teclado virtual do ICS melhorou em comparação com o nativo do Gingerbread, com previsão de palavras mais precisa e opções de correção pressionando em cima da palavra. Agora também dá pra ditar o texto, com uma resposta bem rápida do sistema. Na apresentação do ICS, Matias Duarte obteve um ? após falar ponto de interrogação e um :-) depois de "rosto sorridente".

Internet, Gmail e Calendar novos!


O Browser do Ice Cream Sandwich também mudou. Ficou mais rápido e integrado ao Google Chrome, com a integração de favoritos. O sistema de abas ficou similar ao sistema para trocar de apps, com uma prévia da página, etc, etc. O Gmail também ficou mais enxuto, com prévia de e-mails maior e atalhos no rodapé. O calendar também mudou seu design e ficou mais rápido e prático. Os dois últimos ganharam widgets novos e lindos *.*

Controle de Dados


O ICS adiciona também um controle de dados para o Android. Nas configurações você pode conferir um gráfico do seu uso de dados pela rede móvel, estimulando um limite e uma previsão de gastos com ele.

Pessoas (Contatos)


A organização de Contatos também ficou muito interessante. O visual ficou mais clean e dá pra interagir mais com as redes sociais pela sua lista de contatos, que integra-se com Facebook, Twitter, Google +, etc. 

Câmera



O app da Câmera foi uma das melhores atualizações. Apesar de parecer mais simples, o app conta com algumas coisas legais que vieram, como: Panorama, dá para habilitar o assistente e tirar fotos em panorama, movendo a câmera para a direita. A câmera ficou mais rápida com 0 de lag na hora de salvar a foto, que ocasionou um certo entusiasmos na hora que o Duarte começou a mostrar o Android tirando várias fotos em poucos segundos. O Compartilhamento ficou mais fácil e a Galeria ficou mais simples. Um recurso bom são os filtros, que podem ser adicionados antes ou após tirar a foto. A gravação de vídeo ficou melhor, com alguns features úteis.

Android Beam


Confira acima o funcionamento do Android Beam. Muito legal não? O Android Beam usa do chip NFC (Near Field Communication), usado geralmente para pagamentos com o celular, como o Google Wallet, para algumas funções bem interessantes. Quer instalar um app que seu amigo mostra tanto no Galaxy Nexus dele? Encoste seu celular (c/NFC) e imediatamente verá a página para instalar ele. Quer ver um mapa da mesma região, pegar um link da página, é só encostar.

Por enquanto são essas novidades, em breve mais informações no blog sobre o Ice Cream Sandwich. O lançamento do Android 4.0 e do Galaxy Nexus será em novembro.


0 comentários:

Postar um comentário

Inscreva-se

Inscreva-se para receber nóticias, novidades, reviews e afins.